BIOCHAR
EXTRATO PIROLENHOSO
VINAGRE MADEIRA
ARTIGOS
CASE SUCESSO
ESTUDO SETORIAL
LIVROS
BRASIL BIOMASSA

Livro Biochar Biomassa Bambu
Conteúdo: 1. Análise da biomassa do bambu como matéria-prima para a produção de Biochar no Brasil 2. Projeções de Produção de Biochar dos Tipos de Bambu 3. Bambu no Brasil e o Potencial de Produção e de Aproveitamento Sustentável 4. Cultivo do Bambu - produção e tratamento pós corte e Atividade Comercial do Bambu 5. Biochar como Sequestro de Carbono, Adubo Ecológico e Fertilizante para Agricultura Regenerativa 6. Tecnologia Industrial de Pirólise Biomassa do Bambu para Produção Biochar, bio-óleo, gás sintético, extrato pirolenhoso e vinagre de madeira 7. Análise Mercado de Produção e de Consumo de Biochar. 8. Aproveitamento sustentável (bioeconomia e economia circular) dos Resíduos da Biomassa do Bambu. 9. Impacto e Projeções de Uso/Consumo de Biochar de Bambu. 10. Requisitos Ambientais, e Permissões. 11. Certificações Internacionais do Biochar 12. Biochar e Crédito de Carbono.
Edição 2025
Total 450 páginas.
O bambu é uma gramínea lenhosa pertencente à família Poaceae, ocorrendo extensivamente tanto em florestas quanto em áreas rurais, bem como em terras agrícolas e margens de rios. Devido a essas características e principalmente graças ao seu rápido crescimento em relação às plantas lenhosas, o bambu é uma fonte ótima para produzir biochar de forma mais eficiente e ecologicamente correta do que a madeira.
Foi relatado que as plantações de bambu podem armazenar quatro vezes mais carbono do que as florestas de madeira e que, portanto, são consideradas uma alternativa potencial como um estoque de carbono durável. O bambu, como a madeira, é um modelo natural promissor para dispositivos de base biológica que aproveitam sua arquitetura hierárquica e propriedades mecânicas e elétricas anisotrópicas.
O biochar de bambu foi reconhecido como um material regenerativo de fisioabsorção, econômico e ecologicamente correto para captura de carbono. Além disso, o biochar, sendo um material carbonoso poroso em crescimento com alta área de superfície, tem sido usado para combustível de biomassa, captura de carbono e adsorção de contenção.