ANUÁRIOS
ESTUDO MERCADO
LIVROS PELLETS
ARTIGOS
CASE SUCESSO
ESTUDO SETORIAL
LIVROS
BRASIL BIOMASSA

Livro Tecnologia Industrial Pellets Eucalipto
Catalogação na Fonte Brasil.
Brasil Biomassa e Energia Renovável. Curitiba. Paraná. 2025
Conteúdo: 1. Análise da biomassa do setor florestal e do processo da madeira de eucalipto como matéria-prima para a produção de Pellets no Brasil 2. Metodologia de Tratamento da Biomassa de Eucalipto para Redução do Teor de Cloro 3. Processo Industrial de Produção de Pellets de Eucalipto 4. Composição da Biomassa Florestal Eucalipto 5. Resíduos Florestais e do Processo Industrial da Madeira de Eucalipto 6. Rotas de Conversão de Biomassa. Eucalipto 7. Tecnologia Industrial 4.0 Modular Pellets Eucalipto 8. Tecnologia Industrial 4.0 Produção Pellets Eucalipto. 9. Pellets Inovação Tecnológica. 10. Regras de Certificação Internacional Pellets 11. Mercado Brasileiro Produção e Consumo Pellets 12. Setores Consumidores de Pellets 13. Mercado Global Pellets 14. Mercado América do Norte Pellets15. Mercado Europeu Pellets
Edição 2025 Total 1.100 páginas.

Com posição de destaque com uma economia de baixo carbono, o setor florestal brasileiro por sua alta produtividade, tecnologia incorporada, melhores práticas de manejo florestal, responsabilidade social e modernas instalações produtivas. Entre os produtos que compõem o setor estão pisos, painéis de madeira, papel, celulose, madeira serrada e carvão vegetal. Cuidando do presente, o setor ainda almeja crescer mais; investe em novas operações e no desenvolvimento de novos produtos. Estão previstos investimentos na casa de R$ 40 bilhões em expansão e novas fábricas até 2025.
São mais de 9,5 milhões de hectares de árvores plantadas no Brasil, responsáveis por 36% da produção de papel e celulose do país. Dos mais de 9,5 milhões de hectares, 7,4 milhões são certificados na modalidade manejo florestal.
A área estimada de florestas plantadas das quais 70,1% concentrados nas regiões Sul e Sudeste. No Brasil, temos 7,3 milhões de hectares de eucalipto e 1,8 milhão de pinus. As áreas com cobertura de eucalipto corresponderam a 76,9% das florestas plantadas para fins comerciais e concentraram-se no Sudeste
Entretanto, na colheita de eucalipto são gerados uma grande quantidade de resíduos como as sobras de madeira, com ou sem casca, galhos grossos com diâmetro acima de 2 cm, galhos finos com diâmetro abaixo de 2 cm, casca e copa das árvores de eucalipto, tocos altos das árvores colhidas, ponteiros de fuste abaixo de diâmetro pré-estabelecido ao destope, árvores finas descartadas pelo operador da máquina de colheita, serragem gerada no abate da árvore e secionamento das toras e raiz e folhas na colheita florestal de Eucalipto. O setor do processo industrial da madeira também gera um grande quantitativo de resíduos. Assim sendo, eucalipto, tem emergido como uma solução promissora para a produção de pellets, abrindo caminho para a obtenção de energia limpa descarbonização industrial..
O desafio do setor to para atender o setor energético nacional e para o mercado internacional. O pellets é uma solução sustentável e multifuncional para geração de energia limpa zero carbono e de apoio as mudanças climáticas. Em face do aumento das temperaturas globais, eventos climáticos extremos e a necessidade de novas fontes de energia, o pellets oferece uma solução interseccional para questões em torno de uma fonte energética e de um biocombustível para descarbonização industrial.
A crescente demanda de energia em todo o mundo é resultado de desenvolvimentos tecnológicos. Muitos países estão preocupados com a sustentabilidade e o impacto ambiental do uso de combustíveis fósseis. O consumo global de energia deve aumentar em 2,8% em 2025 devido à recuperação da economia da crise pandêmica.
À medida que o mundo se desenvolve, os combustíveis fósseis estão se esgotando rapidamente devido ao aumento da demanda por energia. Portanto, os biocombustíveis são necessários para substituir o uso de combustíveis fósseis É amplamente reconhecido que o uso de biomassa peletizada para produção de energia fornece múltiplos benefícios ambientais que contribuem para a mitigação das mudanças climáticas. A biomassa peletizada é um material renovável que é considerado neutro em carbono, uma vez que durante a combustão emite o CO2 absorvido da atmosfera durante o crescimento da biomassa, ajudando assim a neutralizar o efeito estufa. Pellets de biomassa são a conversão de materiais de biomassa em uma forma padrão de combustível energético zero carbono. Nesse livro temos uma avaliação industrial de produção de pellets de eucalipto e da metodologia de tratamento da biomassa de eucalipto para redução do teor de cloro para a produção de pellets de qualidade internacional.