ANUÁRIOS
ESTUDO MERCADO
LIVROS PELLETS
ARTIGOS
CASE SUCESSO
ESTUDO SETORIAL
LIVROS
BRASIL BIOMASSA

Livro Tecnologia Industrial Pellets Biomassa Pinus
Catalogação na Fonte Brasil.
Brasil Biomassa e Energia Renovável. Curitiba. Paraná. 2025
Conteúdo: 1. Análise da biomassa de pinus como matéria-prima para a produção de Pellets. 2. Projeções de produção e de disponibilidade da biomassa de Pinus. 3. Pellets de Pinus como um novo combustível energético 4. Tecnologia Industrial de Produção de Pellets Biomassa de Pinus 5. Análise mercado internacional de consumo de Pellets. 6. Aproveitamento dos resíduos da biomassa de Pinus para a produção de Pellets. 7. Requisitos ambientais, certificações e permissões. 8. Impacto e projeções de uso de Pellets como um novo combustível de suprimento energético. . 9. Certificações internacionais
Edição 2025 Total de páginas 600

O desafio do setor florestal e da madeira para agregar valores aos resíduos gerados é a produção industrial de Pellets. O Pellets da madeira de pinus é uma solução sustentável e multifuncional para os produtores florestais e do processo industrial da madeira.
O pinus é a segunda espécie florestal mais cultivada no Brasil (19,4%), atrás do eucalipto (75,8%), sendo que a área total de florestas plantadas é de aproximadamente 9,93 milhões de hectares. A maior parte (88,9%) dos 1,93 milhões de hectares plantados com pinus se encontram nos três estados da região sul,
principalmente Paraná (37%) e Santa Catarina (37%), tendo esse último apresentado incremento significativo a partir de 2019. Fora dessa região, o pinus é cultivado em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia.
As principais destinações do pinus cultivado são a produção de papel, celulose, laminados e madeira serrada. Em relação à produção de papel e celulose, que no Brasil emprega o uso de matérias-primas de áreas 100% reflorestadas, o pinus participa com aproximadamente 30% do total.
Em face do aumento das temperaturas globais, eventos climáticos extremos e a necessidade resultante de aproveitamento da biomassa florestal e da madeira de pinus, o Pellets oferece uma solução interseccional para questões em torno dao aproveitamento da biomassa para o desenvolvimento econômico com um novo produto energético.
Desde 2022, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) defendeu que as tecnologias de aproveitamento da biomassa são um complemento necessário às reduções de emissões para atingir um futuro líquido zero e limitar o aquecimento global a 2°C ou menos. O Pellets é uma das tecnologias reconhecidas pelo IPCC e também é uma das soluções mais acessíveis e prontas para o mercado.
Este Livro avalia que os sistemas de produção de Pellets com a biomassa de pinus que podem gerar energia e, quando apropriado, devem recuperar e usar o calor do processamento, bem como utilizar subprodutos.
Os sistemas de Pellets proporcionam um uso na biomassa de pinus como um novo combustível energético. Uma questão a ser abordada no Livro é a quantidade de matéria-prima da biomassa de pinus que encontra-se disponível para a produção de Pellets com acesso imediato no Brasil
Este Livro é o esforço dos profissionais da Brasil Biomassa. Trabalhamos com informações científicas confiáveis e este Livro é o primeiro documento para ajudar as empresas que atuam no cultivo, extração e processamento da biomassa do pinus para a produção de Pellets.